PROJETO RONDON RETORNA À ALTO ALEGRE DO PINDARÉ

O Projeto Rondon constitui-se como um projeto de integração social e conta com a participação voluntária de estudantes universitários para o desenvolvimento de suas ações. O foco de suas ações está fundamentado na busca e na construção de estratégias que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades e na perspectiva da ampliação do bem-estar da população. Criado em 11 de julho de 1967, durante a ditadura militar, o Projeto Rondon tinha como lema "integrar para não entregar".

Um dos objetivos do Projeto é contribuir para a formação dos estudantes universitários nas diversas áreas sociais, para que possam disseminar aspectos relacionados ao conhecimento, entretenimento, saúde, cultura, esporte e lazer, meio ambiente e educação para os municípios carentes das regiões norte e nordeste com maiores índices de pobreza, exclusão social, caracterizados pelos indicadores do IDH - Índices de Desenvolvimento Humano.
O Projeto Rondon com a Operação Jenipapo está desenvolvendo suas atividades em quinze cidades maranhenses, escolhidas de acordo com o IDH e Alto Alegre do Pindaré por ocupar a 139ª posição no ranking maranhense foi contemplado pelas diversas ações dos rondonistas oriundos da Universidade Feevale do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Sergipe.
Estes protagonistas voluntários, totalizando mais de uma dezena desenvolveram no seio municipal altoalegrense diversas ações de natureza distintas, por meio de oficinas, com foco na melhoria dos indicadores sociais do município. Os trabalhos iniciaram no dia 18 de janeiro com encerramento previsto para o dia 31 de janeiro de 2015. Os participantes da terra acreditam que os conhecimentos construídos e/ou reconstruídos ao longo da Operação Jenipapo são fundamentais e contribuem para a melhoria das condições de vida e bem-estar da população local.





As oficinas ministradas  por professores e universitários em algumas escolas foram: Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Relações Interpessoais, Prevenção e Enfrentamento da violência contra as mulheres, Acolhimento e humanização de atendimento, Salas de Recursos Multifuncionais - Inclusão, Sexo, sexualidade - DSTs, Gravidez na adolescência, Fantoches, Gestão eficiente da merenda escolar, Farmácia viva, Histórias em quadrinhos e formação do leitor, Ensino e Ludicidade, Primeiros socorros, Libras, Avaliação da aprendizagem - Provinha Brasil, Hanseníase, Macramé, Esporte Educacional, Inclusão escolar do aluno com deficiência visual, Horta e cisterna, Maquiagem artística, Gravação e edição de documentário, Artesanato e reciclagem de papel, Educação Ambiental, Gestão Pública, Gerenciamento de resíduos sólidos, Construção de modelo PET, Filtro PET, Zoonose.

Além das oficinas listadas acima, foi ministrada no Núcleo de Tecnologia Municipal desta cidade a oficina Elaboração de Projetos Sociais, com orientações dos universitários Nemar Gil Lineira Neto (Psicologia) e Lia Franciê Bruschi (Biomedicina), ambos cursando o 6º semestre. Durante a realização da oficina foi esclarecido pelos rondonistas supracitados que a produção, implantação e implementação de projetos sociais tem impacto positivo ao refletirem na melhoria dos indicadores sociais.


Neste sábado 31 de janeiro de 2015, os integrantes (professores e universitários) do Projeto Rondon encerraram suas atividades em Alto Alegre do Pindaré-MA. O encerramento foi marcado por uma mistura cultural (danças, coreografias) e exposição de vários stands que abordavam as temáticas trabalhadas durante a realização das oficinas. O evento aconteceu nas dependências do ginásio poliesportivo do Colégio Professor Jerônimo Pinheiro a partir da 18h.
Para alguns moradores locais, as ações dos rondonistas trouxeram vários benefícios para a população, pois “as sementes aqui plantadas poderão dar frutos excelentes”. Disse uma moradora.

Comentarista Evanylton: As mudanças sociais são possíveis, na medida em que acreditamos e insistimos para que elas aconteçam. É evidente que muitas destas mudanças aconteçam paulatinamente. São nossas atitudes de hoje, planejadas e pautadas nos aspectos legais que nos proporcionarão um futuro promissor. Neste cenário que clama por mudanças, acreditamos no empenho de cada cidadão altoalegrense a partir das contribuições dos profissionais rondonistas que voaram mais de 3 mil quilômetros para construir e reconstruir no seio altoalegrense caminhos e/ou estratégias que apontem para a melhoria dos aspectos sociais desta pequena cidade.

0 comentários:

Postar um comentário