NTM FINALIZOU CURSO NO FRANCISCO BATISTA

O Núcleo de Tecnologia Municipal de Alto Alegre do Pindaré - NTM, através de sua equipe finalizou nesta segunda feira, 03 de Junho de 2013 o curso de Introdução à Educação Digital. O curso é uma das ações do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado, que prima pelo uso e implementação dos recursos tecnológicos, como fator indispensável para dinamizar as práticas pedagógicas das instituições de ensino.

Durante o curso, ministrado em 40 horas, na Unidade Integrada Dr. Francisco Batista, os multiplicadores do NTM Antonio Batista, Antonio Marques e Evanylton Alencar priorizaram os aspectos pedagógicos combinados com algumas técnicas computacionais, conforme legislação do Proinfo.
Participaram ativamente da etapa de encerramento do curso os professores e professoras cursistas Erondina, Vilene Siqueira, Vanda Barros, Pedro Ventura, Romário Sampaio, Kleyton Ribeiro, Francivaldo Barbosa e Jailson Barbosa.
O objetivo do Núcleo era sensibilizar estes docentes quanto ao uso da tecnologia na educação, mediante o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagens, fundamentado na pedagogia construtivista, que tem como propósito promover aprendizado profundo através de um enfoque baseado em indagações para engajar os alunos com questões e conflitos que sejam ricos, reais e relevantes a suas vidas. A ação do NTM foi exitosa, ao alcançar de forma dialogada o objetivo proposto. 
Segundo estes profissionais da Educação Básica, apesar de relatarem que tem muitas atribuições de natureza diversas, reconheceram que o NTM proporcionou uma dinâmica pedagógica muito produtiva, que recheada com a tecnologia educacional e conduzida a partir da metodologia de Projetos de Aprendizagens contribuirá para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem, de forma interdisciplinar.
De forma genérica, todos os participantes reconheceram a importância do uso da tecnologia na educação, como um fator indispensável pedagogicamente para a melhoria da qualidade da educação. Eles ainda relataram: hoje dependemos muito da tecnologia e precisamos usá-la a favor da educação.
Para eles, a visita ao laboratório de informática, a pesquisa do que se pretende investigar e a indicação de sites que abordem o tema de investigação do Projeto de Aprendizagem, constituem-se passos indispensáveis para a harmonia e consolidação de práticas pedagógicas mais eficientes e atribui aos alunos a condição de protagonistas na construção de seus próprios conhecimentos.
O NTM trabalha em parceria e de forma flexível para atender as instituições de ensino da Rede Pública Municipal de Ensino, ou seja ele vai até as escolas oferecer cursos de formação voltado à aplicação da tecnologia na educação, considerando o horário escolhido pelos profissionais (professor, diretor e coordenador pedagógico). Disse Antonio Marques, coordenador local do Proinfo.
Nos momentos finais do curso os professores multiplicadores agradeceram o companheirismo dos profissionais da instituição educativa, reconhecendo-os como educadores que acreditam numa nova metodologia de trabalho. 

0 comentários:

Postar um comentário